Estou farto do Codigo Da Vinci até ás pontas das orelhas, mas com o sucesso que o livro alcançou ainda me queimam na fogueira por heresia, visto que o romance está em grandes riscos de se tornar na Nova Biblía e Dan Brown o novo Papa.
Andei eu a pensar que o ponto alto desta febre tinha sido o lançamento de todos os outros livros escritos por ele, que como o seu ex-líbris não prestam para nada(somente opinião), mas como tudo o que não presta neste país tem sucesso garantido tive a ideia de começar a contactar editores para publicar o meu blog. E para quê? perguntam os meus( ou meu, acho que é só um) leitores? Facílimo: 3ª Lei de Newton. Exacto aquela que diz que tudo tem de ter um oposto. Passo a explicar: Hoje enquanto esperava pelo metro na Alameda e sem nada para fazer se não ficar a olhar para o ecrã publicitário, dei por mim a ouvir uma acessa conversa de 4 jovens, nos seus teens, sobre o novo papel da mulher na religião e na sociadade à Luz dos novos factos. Tenho que adimitir que ao principio até me senti deslumbrado pela vivacidade com que eles exponham as suas opiniões, até que me apercebi de algo abominável: a base factual deles era o Codigo Da Vinci. Pareceu-me que os pobres teens estava um tanto confusos, mas agora pensando bem tudo faz sentido. Se o CDV(Código Da Vinci) teve algum mérito por estas terras foi o de ter posto o país a ler novamente e a debater pontos mais interessantes que os convocados do Scolari. Mas no percurso deste objectivo esqueçemos-nos de algo importante: Foi de explicar que, como no cinema, nem tudo o que se lê é verdadeiro apesar de os papás nos dizerem isso para ver se lemos mais e ficamos mais inteligentes. Esta formula não é de todo errada, mas convêm lembrar aos petizes que existem vários tipos de literatura e que grande parte desta é constituida por FICÇÃO. Mas O CDV não tem bases factuais que inspiraram o livro? - Perguntam vós. Sim, mas são bases factuais dúbias. O autor antes do romance começar faz um préludio sobre os factos da obra. Um dos pontos factuais é O Priorado de Sião, onde ele enumera alguns membros como Newton, Botticelli, Victor Hugo e o proprio Da Vinci. Engraçado como no meio de tantos intelectuais só o Da Vinci é que merece destaque na obra. Só ele é que tem a grandeza de deixar pistas sobre uma possivel verdade sobre Cristo. Botticelli, que por muitos expecialistas é considerado o maior pintor que já existiu, não parece ter deixado nada nas suas obras sobre esta temática, ou será que é isso que eles querem que acretitemos? E Newton, o pai da Física moderna e de tantas descobertas que exposeram factos quotidianos a luz da ciência? Será que a maçã era um simbolo para a resposta de Eva e Adão? Não me parece. Ok, já ninguem vai na história que Cristo andou sobre água e que nunca tinha pregado uma até lhe calhar a cruz, mas não vamos exagerar. A Fé traduz-se à luz da filosofia como um Dogma, ou seja algo que não pode ser refutado pelo simples facto de ser uma verdade absoluta. Quem acretida,acretida e nada vai alterar isso. Ponto Final.
Já para não falar em todas as artimanhas escondidas, o V e o Graal e a Maria Madalena que tinha má fama e não sei mais o quê. Se é credível que Leonardo Da Vinci era gay, porque não acretitar que a imagem feminina a direita de cristo seria ele próprio em prova de que Deus ama todas as orientações. Se dizem que a Mona era ele em versão Drag, por que não a mesma situação alí? Ou se calhar como qualquer pessoa com dois palmos de testa ele pintou uma mulher porque acretitava que Cristo também dava umas ferroadas em prostitutas, daí nem ele ter mandado a 1ª pedra. Se passaram no 10º ano não deviam estar tão surpresos. Mais, se olharmos com atenção no secúlo passado tivemos pelo menos outro Cristo e desse ninguem escreve romances com frases escondidas, a uníca diferença é que era indiano e não tinha um pai com cunhas. Ghandi fez o mesmo pelos indianos que Cristo fez pelo Cristãos. Fez uma revolução pacífica contra uma força opressora, apregoando o amor em vez de armas. E como Cristo foi morto pelo seu próprio povo, mas mesmo assim duvido que passemos a andar com uma chamuça ao peito por causa disso nos próximos anos.
Resumindo: se Dan Brown e o CDV estão para o sec. XXI como a nova Verdade, então onde está a nova Mentira. A Igreja não é de certeza, a Opus Dei muito menos agora que maioria das pessoas pensa que é uma religião de padres gays(Opus Gay). Será que Dan Brown é do Priorado de Sião? Isso explicava muito sobre um escritor medíocre saber tantos facto, que como ele próprio diz, são SECRETOS.
Façam um favor a vós próprios e aprendam algo com o CVD: Vão ler, e só depois de muita leitura, pensem sobre o que leram a ver se evitam tanta comoção por um livro, que já tinha sido escrito antes mas sem ser na forma de literatura da pipoca.
FOGE HARRY POTTER ANTES QUE TE PREGUEM À VASSORA!!!
A uníca coisa que o CDV veio demonstrar é que não lemos o suficiente.